Reúso de Efluentes

A água é um bem de consumo escasso e, nas últimas décadas, tem se preocupado muito com a diminuição da poluição das águas. Para isso, a procura por reúso de efluentes aumentou muito.

Qualquer resíduo lançado no meio ambiente, proveniente de esgoto doméstico e de resíduos industriais e agrícolas, é chamado de efluente. Os efluentes oriundos da agricultura e de atividades industriais são os mais nocivos, pois geralmente contém metais pesados, óleos ou outras substâncias que causam grandes impactos ambientais. Além disso, as empresas que não realizam o descarte correto, podem responder a processos administrativos e serem até punidas com multas, paralização ou encerramento de suas atividades.

Todo efluente deve ser tratado antes de ser lançado nas águas. Existem três tipos de tratamentos de efluentes:

Primários: utilizados para separar da água sólidos suspensos, que costumam diminuir a turbidez (transparência) da água, ou materiais flutuantes presentes nela;
Secundários: tratamentos biológicos para a retirada de matéria orgânica presente nos efluentes que agilizam o processo de decomposição;
Terciários: usa-se técnicas físico-químicas para retirar poluentes específicos que não foram movidos nos processos anteriores.

Reúso de Efluentes

Além de retirar grande quantidade de efluentes, o tratamento reduz a cor do efluente e seu teor, no caso, de óleos e graxas.

Após o tratamento, é possível fazer o reúso dos efluentes em determinados processos de empresas ou atividades domésticas que não exigem água 100% potável, como: lavagem de veículos, descarga sanitária, uso em jardins, reservas de água contra incêndio, irrigação na agricultura, processos industriais que utilizam recursos hídricos, ou seja, para fins que não envolvam a ingestão desta água tratada pelo ser humano.

Benefícios do Reúso de Efluentes

O investimento em estações de tratamento de efluentes possui grande viabilidade econômica.

Empresas, agricultores ou até síndicos de condomínios deixam de consumir água potável em suas atividades e processos com o reúso de efluentes, reduzindo custos na conta de água e em emissão de efluentes. O maior benefício também adquirido está com o meio ambiente, preservando os recursos subterrâneos, não poluindo rios e conservando o solo.

É papel de todos fazer uso da água de forma racional e responsável.

Cada estação de tratamento da Alfamec é adaptada para cada cliente de acordo com a sua necessidade e processo. Entre em contato conosco e proteja o meio ambiente economizando no bolso.

Whatsapp
Google+
Pinterest